terça-feira, janeiro 08, 2013

Psicodália 2013 - continuação...


PARTE II


·         30/12 – terceiro dia...




Já era manhã e o dia nascia quando fomos deitar, depois de tirar a lama do corpo, é claro. Acordamos lá pelas 14h. e fomos direto pro almoço no restaurante ao lado da pousada. Comida boa a preço acessível. Depois nos arrumamos e pé na estrada para mais uma empreitada psicodélica. E a chuva ia e voltava e a lama só aumentava, junto a curtição e a felicidade dos psicodalianianos, já que esta seria uma das noites mais esperadas pelo grande público, a noite dos Mutantes. Então, tudo certo. O que vale é o espírito, a festa e a música. Uma das bandas que queríamos ver era a Quarto Astral, mas devido ao horário, não foi possível. Já lá pelo final da tarde tocou Davi Henn em formato ‘monoband’. Vi/ouvi um pouco, mas de longe. Boa apresentação, como sempre. Outro cara que acompanhamos já a algumas edições do Psicodália, desde a banda Vitrola Velha e depois O Conto, Davi Henn é muito talentoso, como compositor e performance. Caída a noite fomos pra frente do Palco Psicodália ver a banda Gentileza que tocou antes dos Mutantes. Um belo show. Musicalmente muito bem tocado e alegre. Uma mistura de ritmos e elementos que dão uma boa dinâmica ao som da banda. Já conhecia a banda de seus belos vídeos clipes (muito bons, diga-se de passagem).
























banda Gentileza...


*
Chegou a hora muito esperada pela maioria do público. Fazia tempo que não via tanta gente reunida. Foi foda! Muita, mas muita gente! E Os Mutantes entraram contudo. Pelo que pude perceber, tocaram o disco “Tudo foi feito pelo Sol” (1974),  cronologicamente, e algumas outras músicas da mesma fase que não estão no disco, como a belíssima ‘Cavaleiros Negros’, e no bis, ‘Anjos do Sul’, do disco ao vivo. Após mais de três décadas, Os Mutantes e sua formação mais progressiva, com Sérgio Dias (guitarra/voz), Túlio Mourão (teclados), Antônio Pedro de Medeiros (baixo) e Rui Motta (bateria), além da bela voz de Esmeira Bulgari acompanhada de um backing vocal (masculino), voltou para esse espetáculo histórico. O disco foi executado na íntegra pela última vez, há mais de 30 e tantos anos, afirmou Sérgio Dias na coletiva de imprensa. Quando perguntado da importância do Psicodália nisso, Sergio resaltou o valor inestimável da proposta dos organizadores em reunir novamente, depois de tantos anos, essa formação, o que aconteceu com muita alegria. É senhores e senhoras, e quem viu-ouviu, pôde sentir de perto o que foi aquilo. Sergio Dias, certamente, um dos grandes guitarristas desse país, assim como o é, Túlio Mourão nos teclados. E a cozinha magnífica de Rui Motta na batera e Antônio Pedro no baixo, putz! O povo fez tanto barulho que pude sentir debaixo dos meus pés o chão tremendo. Já na primeira música os sorrisos de toda a banda não escondiam a alegria que contagiava o Psicodália inteiro. Teve momentos que o Sergio Dias parou de cantar deixando que o público cantasse. E o coro da multidão era pura energia. Resumindo, foi ducaralho!



Esmeira Bulgari & Sergio Dias

















Mr. Sergio Dias



Túlio Mourão






















Antônio Pedro de Medeiros



Grande público no show dos Mutantes


*
Antes do show, a tarde, fomos participar da coletiva de imprensa com Os Mutantes, e entre risos, piadas e diálogos, a banda toda foi muito simpática. Já tivemos (eu e a Liza), a oportunidade, anos atrás, numa edição do Psicodália quando ainda era em São Martinho, de conhecer pessoalmente e ter uma conversa com o Sergio Dias, que na época foi nos apresentado pelo amigo e grande baterista Rolando Castello Júnior, da Patrulha do Espaço, que naquele momento - assim como o Sergio Dias (fez um show dos seus discos ‘solos’) - tocou no festival com seu projeto ‘Rolando Rock’. Lembro que desta feita perguntei sobre seu irmão, o Arnaldo Baptista, de quem somos muito admiradores, e o Sergio foi muito simpático nessa conversa. Almoçamos na mesma mesa naquela vez, e ele acabou lembrando disso num breve diálogo comigo e com a Liza depois dessa coletiva.



Coletiva de imprensa com Os Mutantes e organização do Psicodália


















Alexandre (Goya), Rui Motta (baterista Os Mutantes) & Maninho (Epopeia)




Sergio Dias & Liza.. diálogo e entrega do CD da Epopeia...

















Liza, Herman & Anaterra (imprensa Psicodália)


*
Para encerrar os shows da noite no Palco Psicodália, sobe ao palco uma das bandas mais engraçadas, anárquicas e queridas do público, trata-se da banda gaúcha Bandinha Di Dá Dó, um quarteto de ‘palhaços’ (clowns) que se auto denomina dentro do estilo musical ‘clown music’. E que show! Levantar a galera depois dos Mutantes não deve ser fácil, mas a Bandinha fez isso com maestria. Apresentando um novo, engraçado e bom guitarrista, a banda fez o público gargalhar e curtir um espetáculo musical, com muito humor e irreverência. Bateria, baixo, guitarra e gaita compõem a parte instrumental da banda. Sempre quando vejo a performance da Bandinha no palco, lembro de uma banda de que, durante muito tempo, fui apaixonado (ainda curto muito), a banda inglesa de punk rock Toy Dolls. E show da Bandinha tem um ‘Q’ punk, tanto é que o público faz roda, pula, se esbarra (mas sempre de boa), canta e sorri, enquanto o vocal ‘faz moch’ acima do público. Uma farra, uma festa, um espetáculo. Desta vez, para entrar no clima, fizeram uma música ‘progressiva’, separada em partes, brincando com o tempo da música. Bem, só vendo pra crer. Foi de rachar o bico rindo. Mais uma vez, a Bandinha Di Da Dó proporcionou um belo e divertido espetáculo no Psicodália, alegrando ainda mais aquele ambiente cheio de pessoas dispostas a curtir e trocar.


























Bandinha Di Dá Dó - 'It's Clown Music!'



















*
Mais uma vez a festa continuou para os ‘guerreiros’ dionisíacos, e a noite acabou e o dia começou no Saloon, com muita música, dança e diversão. Acabamos indo até o restaurante para comer algo e rir um pouco mais dos feitos do dia. Depois, rumo a pousada para aquele descanso, já que também teríamos um show para fazer pela frente. Yé!



 Restaurante



Maninho
Jone 
Eliz
Liza 
Diogo

final de noite...














Jone, Eliz, Herman, Liza & Marciano (roud).. 



Continua...



Um comentário: