quinta-feira, dezembro 23, 2010

Fortalecimento de um tempo presente

Estúdio A & Uno Cultural – breve apanhado 2010

Durante o ano fui um assíduo ‘assistidor’ do programa Estúdio A, vinculado pela UnoWebTV (na internet), dirigido e produzido pelos amigos Odoni (das antigas! – não a banda, ok?!), Maninho (baita batera!) e apresentado pelo Zé Boita Jr., amigo e companheiro de publicações e outras maldições literário-poéticas. Durante este primeiro ano do programa, passaram por ele coisas muito peculiares e boas. Outras nem tanto. Mas vou me conter no que gostei, no que julgo de mais teor artístico – pelo menos mais próximo ao que eu considero relevante para escrever a respeito (talvez, alguns até fiquem de fora, perdão!).  Dentro disso, aconteceu uma parceria do SESC com a Unochapecó no projeto Unocultural, tendo como um dos agitadores dos eventos o Roberto Panarotto, vocalista/compositor entre outras coisas, da banda Repolho (um ícone da música rural, cibernética e do rock xapecoense – o fato é que Repolho não se define tão simplesmente). Dentro do projeto, tive a oportunidade de ver das melhores apresentações musicais do ano na cidade. Entre eles o ‘mestre’ Jorge Mautner, o gaúcho Nei Lisboa, o genial Júpiter Maça (acompanhado do amigo-produtor e ‘moognista’, Astronauta Pinguim), a sensacional Pata de Elefante (considerada uma das grandes bandas do rock instrumental brasileiro), a experimental e também sensacional Cassim & Barbária, um dos criadores da Graforréia Xilarmônica, o Marcelo Birck (na ocasião pude até reencontrar um amigo das antigas que veio acompanhar o Birck no contrabaixo. Trata-se de Daniel Téo - irmão do Marcelo, o segundo guitarrista da minha primeira banda, montada no final de 1993, a ‘Princípio do Fim’, quando eu ainda era um guri! - Daniel que iniciou sua ‘trajetória’ musical como baixista da banda ska-punk ‘X-Meleka’, junto comigo e com o Giva (Ruído/mm e RedTomatoes),  hoje é dono e produtor de estúdio em POA), entre outros. Já pelo Estudio A, passaram entre outras que destaco (musicalmente, pelas entrevistas e pelo próprio programa em si), os amigos Marcio Pazin e Carol, Júpiter Maça, os Irmãos Panarotto, Repolho, O Teatro Mágico, Os Variantes, Marujo Cogumelo, Joio & Trigo, Paranóia, Giovanni Caruso e o Escambau, parceiros da Setmo Selo e Epopeia (nós é claro!).


Retrospectiva (mixtape # 1): alguns destaques de 2010 + Programa ‘especial’

Em primeiro lugar, como admiradores do belo trabalho do Odoni, Maninho e Zé, frente ao Etúdio A, devido a sua importância na vinculação de artistas e bandas locais,  queremos deixar registrado que foi um prazer dividir a primeira parte do mixtape com ‘talentos’ como Márcio Pazin & Carol e Júpiter Maça. Pessoas e bandas que também admiramos por suas artes e suas perseveranças dentro do mundo artístico. Pessoas que fazem a coisa acontecer. Foi também um prazer (trabalhoso e divertido), participar da produção e filmagens (em nossa casa – minha e da Liza, na pequena sala de estar) do programa especial de fim de ano do Estúdio A, interpretado pelos ‘atores’ Zé Boita e Maninho (indicados ao prêmio ‘nostalgia’ de atuação independente), com participação especial da Teckila (nossa cadela), homenageando os Ramones e Nirvana (duas bandas essenciais na História do rock e que cruzaram nossos caminhos – graças a Dionísio!). Contudo, já esperamos as novidades do programa para o ano que vem. Sem mais... Let’s rock baby!

Confiram nos links abaixo, os programas mencionados acima:



  • Programa ‘especial’ – Ramones:


Vida longa ao Estúdio A!

3 comentários:

lia disse...

massa pra caralho!!

fabita . disse...

felicitações aos "epopeicos" e ao zé, do estúdio a. pessoas que fazem a coisa toda acontecer e que compreendem que outros também podem fazer.

fabita . disse...

ô, coragem pra imitar nirvana e ramones huahuahuahua tô me rasgando de rir aqui.