segunda-feira, janeiro 31, 2011

PSICODÁLIA 2011 presenteia novamente seu público, desta vez com O TERÇO, AVE SANGRIA & TOM ZÉ, entre outros...


Entre as mais de 20 atrações já conhecidas do público que prestigia o Psicodália (entre elas, as já ‘clássicas’: Sopro Difuso, Zé Trindade, Confraria da Costa, O Sebbo e Sopa), desta vez, entre as novidades que estarão abrilhantando o evento estão: O Terço, Ave Sangria, Traditional Jazz Band, Cartoon, Rafael Castro e Os Monumentais, Terra Celta, O Lendário Chucrobillyman e o grande mestre da Tropicália, Tom Zé.

Esta promete ser a maior edição do evento, que também já levou aos palcos grandes nomes do rock nacional, como: Os Mutantes, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Sérgio Dias, Patrulha do Espaço e Made in Brazil.

foto Liza

A edição 2011 acontecerá no carnaval, entre os dias 4 e 8 de março, na fazenda Evaristo (Rio Negrinho-SC). A estrutura é composta por várias áreas de camping arborizadas, banheiros espalhados por toda a fazenda, farmácia/ambulatório, mini mercearia, praça de alimentação com diversas opções, stands de alimentação, bares, 2 palcos (e uma qualidade de som!!), tirolesa, lagoa, estacionamento para carros, motos, ônibus e motorhomes.


O TERÇO

Uma das mais importantes bandas do rock nacional de todos os tempos. Lançou seus dois primeiros discos nos anos de 1970 e 1971, respectivamente (ambos se intitulam com o mesmo nome da banda). Belos discos de rock ‘experimental’ com toques progressivos. Já em 1975, com a entrada de Flávio Venturini, O Terço adquire uma característica mais própria, se estabelecendo com a sua formação clássica: Sérgio Hinds - guitarra, viola e vocal; Sérgio Magrão - baixo e vocal; Luiz Moreno - percussão e vocal; Flávio Venturini - piano, teclados, viola e vocal, gravando o disco de maior sucesso da banda, o excepcional “Criaturas da Noite”. No ano seguinte (1976), com a mesma formação, é gravado outro grande disco, o não menos excepcional “Casa Encantada” (pessoalmente, considero as músicas temas desses discos, duas ‘obras primas’ do rock progressivo nacional). Flávio Venturini sai da banda para montar o ‘14 Bis’ (outra banda essencial e de certo sucesso na História do rock brasileiro). Depois da saída de Venturini, O Terço grava outro belo disco, porém, de repercussão menor, chamado “Mudança de Tempo” (1978). Depois disso, foram gravados outros discos e reeditados em outros países os clássicos aqui mencionados. De lá para cá, O Terço se manteve. Uma notícia boa para os que curtem a banda. No Psicodália de carnaval deste ano, O Terço contará com seus principais nomes, inclusive o grande Flávio Venturini. Já ando ansioso por isso. O difícil vai ser conter as lágrimas quando a banda tocar as músicas “Criaturas da Noite” e “Casa Encantada”. Músicas importantes e que marcaram bons e tristes momentos da minha vida. Espero ainda que toquem “Deus” (música que tocávamos com a Epopeia tempos atrás), “1974”, “Pássaro”, entre outras.

• Duas das mais belas letras e músicas do Terço (e do rock nacional):

Criaturas da Noite

As criaturas da noite
Num vôo calmo e pequeno
Procuram luz aonde secar
Peso de tanto sereno
Os habitantes da noite
Passam na minha varanda
São viajantes querendo chegar
Antes dos raios de sol

Eu te espero chegar
Vendo os bichos sozinhos na noite
Distração de quem quer esquecer
O seu próprio destino

Me sinto triste de noite
Atrás da luz que não acho
Sou viajante querendo chegar
Antes dos raios de sol

Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=PcJPXf38hSA


 Casa Encantada


Entre os muros que me cercam
Sempre posso ver
Outras terras, outros mundos
Sol ou mar

Entre os quartos onde moro
Passa um corredor
Onde o teto tem estrelas
Pra me guiar

Uma luz sempre acesa
Esperando chegar
Um amor na varanda
Um amigo na mesa

Qualquer um viajante
Que se queira encantar
Pelos quartos vazios
Pelas salas do mar


Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá


Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=r9AOVXvD0X8&feature=player_embedded#





AVE SANGRIA

Banda formada em Recife, PE, em 1973, por Marco Pólo (vocais), Ivson "Ivinho" Wanderley (guitarra-solo), Paulo Raphael (guitarra-base e teclados); Almir de Oliveira (contrabaixo); Israel Semente Proibida (bateria) e Juliano (percussão). No início dos anos 1970 o Brasil estava redescobrindo a sonoridade do Nordeste, e muitas gravadoras passaram a procurar artistas que a modernizassem com elementos de outro gêneros, e a Ave Sangria figurou entre essas descobertas. Ave Sangria foi uma das mais radicais bandas do período, misturando sonoridades regionais, blues e rock com roupagem psicodélica. A banda gravou apenas um luminoso e instigante álbum, lançado pelo selo Continental em 75, o álbum Ave Sangria foi reeditado em vinil em 90 (pela Baratos Afins). A banda, de certo modo, foi ‘injustiçada’ no período, dentro de um contexto de ditadura militar no Brasil (questão cultural-comercial). Uma banda polêmica que teve uma canção ‘censurada’ por ser ‘imoral’, assim, conseqüentemente, tendo ofuscada a dimensão da sua bela obra, porém, não diminuida sua importância dentro da História do rock e da música brasileira dos anos 70. Agora, a Ave Sangria dá a luz da sua presença no Psicodália 2011. Abaixo, link de um breve e belo documentário sobre a banda:

http://vimeo.com/13420238



TOM ZÉ

Um ícone tropicalista e da cultura musical brasileira. Figurou, no final dos anos 60, como um dos mestres tropicalistas junto a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rogério Duprat, Os Mutantes, entre outros. Experimentalista, pesquisador e compositor ‘ultramoderno’, Tom Zé cria e recria, reinventa sonoridades e a si mesmo. Sua obra acompanha sua vida - que é uma obra de arte. Um dos gênios da música, linguagem e literatura (falada-cantada) do Brasil, assim como Arnaldo Baptista, Arrigo Barnabé, Sérgio Sampaio, Itamar Assumpção, Jorge Mautner, Rui Maurity, Guilherme Lamounier, entre outros mestres da nossa música. Um dos maiores compositores performáticos da História da música brasileira, certamente. Dono de uma postura de palco anárquica, Tom Zé é um artista na concepção mais abrangente do termo. Possui uma vasta e diversificada discografia e mantém-se criativo desde sempre. Seu mais recente disco se chama ‘O Pirulito da Ciência’ (2010). Seu show no Psicodália 2011, promete ser um belo presente aos participantes do festival. Quem quiser saber mais sobre Tom Zé, visite o site: http://www.tomze.com.br/



• Para quem nunca foi ao Psicodália (e para quem já foi relembrar!), segue dois ‘resumos’ de edições passadas do evento nos links abaixo, confiram:


http://www.youtube.com/watch?v=vHfblSj_nIA&playnext=1&list=PLFE04D09F7FD55878


http://www.youtube.com/watch?v=yPwrInJqpro


• Maiores informações & detalhes em: http://www.psicodalia.mus.br/


foto Herman


Let’s rock!

4 comentários:

Herman ou Niko disse...

e o garoto propaganda aí? hehe!

Anônimo disse...

...é o damião experience!

Aline disse...

Psicodáliaaaaaaaaa... estaremos láaaaaaaaaaa!!!

Anônimo disse...

WGNERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!