terça-feira, agosto 24, 2010

Júpiter Maça (Apple) em Xapecó

Parte 1

Noite do dia 21 de agosto. Chegamos à casa de show/bar Premier por volta da meia noite. Esperamos a caravana de Xanxerê com os 20 ingressos que vendemos. O show não demorou muito para começar e passou tão rápido!! Significa que foi bom. Muito bom! Dá ultima vez que havia visto/ouvido o Júpiter tocar por aqui, confesso, não gostei. Foi em um evento/acampamento de rock na Estância das Águas. Fazem alguns anos já. Tocaram outras bandas numa espécie de festival. Entre elas a Identidade, que na época, se não me engano, acompanhou o Júpiter no show. A banda tocou muito bem e tal, mas o Júpiter não estava bem. Já havia visto o Júpiter tocar outras vezes, no tempo da ‘Sétima Efervescência’ ainda. Uma vez foi no antigo Guará (hoje sede do CRC), em meados dos anos de 1990. Um belo show! Depois, vi no ginásio do SESC, também um bom show, só lembro-me do som estar ruim. Ressonava demais pelo fato de ser num ginásio. Depois, sei que ele tocou ainda duas vezes por aqui. Uma na República CRC, casa de shows onde ainda hoje é o CRC. Neste não pude entrar, mas estava lá fora e ouvi os efeitos dos sintetizadores de um cara que acompanhava o Júpiter, e que mais tarde, iria conhecer pessoalmente e fazer parcerias. Falo do Astronauta Pingüim. Já tocamos e bolamos eventos juntos, duas vezes aqui em Chapecó e uma em Concórdia. O Pingüim é um figura, pessoa simples e muito criativa. Inclusive, das vezes que veio tocar na cidade ficou aqui em casa e conversamos até esgotar os assuntos (como se isso fosse possível!). E sábado (21 de agosto) o Pingüim fazia ecoar outra vez seu moog por aqui. Foi um grande show. Novas e velhas canções deste que é um referencial no rock do sul do país, o Júpiter Maça. Rock-eletro-rock, para curtir, viajar e dançar. É um pouco chato, porém inevitável as comparações, mas este show me lembrou algumas bandas contemporâneas de que gosto, como o Franz Ferdinand e o Interpol. Foi uma noite muito divertida. Ouvia TNT e Cascaveletes no início da minha história com o maldito rock & roll. Sempre gostei de algumas músicas, inclusive duas que o Júpiter tocou no show em versões contemporâneas: ‘Morte por tesão’ e ‘Identidade zero’. Era muito fã de psicobilly e rockabilly (e ainda gosto!), e essas duas canções marcaram estes estilos no sul do país. Outros clássicos do Júpiter foram tocados em versões inusitadas e muito boas por sinal. Casa cheia, som bom e um baita show!

Parte 2

Noite do dia 23 de agosto. O projeto Unocultural funcionando com todo o vapor. Um público legal e o show começa, lá pelas 19h45min. Desta vez, Júpiter sentado e sem o baixo, acompanhado da bateria e dos teclados psicodélicos do Pingüim. Algo menos dançante, aliás, muito mais introspectivo. Já na primeira música senti o clima e a sonoridade a la Velvet Underground do começo, uma das bandas que mais gosto e para o meu deleite, o show inteiro teve esta atmosfera. Como disse o próprio Júpiter no palco - o formato ficou interessante, trouxe a tona uma obscuridade que fica nas entrelinhas das músicas. Depois, nos bastidores, numa rápida conversa com o Júpiter e o Pingüim, o Júpiter disse num tom de bom humor que o show no Premier foi a versão pop e este segundo, cult. Agora fica difícil dizer de qual eu mais gostei. Os dois foram muito bons! Bem diferentes, mas ambos bons. Nesta segunda apresentação, os teclados do Pingüim tiveram mais espaço e houve momentos de muita experimentação. Psicodelia e obscuridade, elementos que eu gosto muito, pessoalmente.

Enfim, parabéns ao projeto, que já trouxe a Xapecó figuras como Nei Lisboa e Jorge Mautner, ao Roberto Panarotto (importante agitador cultural da cidade), ao público que participou valendo, ao Júpiter e ao caro amigo Pingüim, que proporcionaram ao público e fãs, duas noites brilhantes de muita música, diversão e experiências sonoras.

Herman G. Silvani (Niko)


Júpiter Maçã, Liza & Astronauta Pinguim
Júpiter Maça, Liza & Niko

quarta-feira, agosto 04, 2010

EPOPEIA no ESTÚDIO A!!


Estudio A é um programa musical-cultural veiculado pela Unochapecó que vai ao ar no canal 15 da net e/ou pela Uno Web tv na internet.

A banda xapecoense Epopeia gravou o programa e deu no que deu. Confiram a entrevista poética, ácida, sarcástica, anarquica, divertida e a performance da banda com suas canções e contravenções sonoras nos links abaixo:

Parte 1 - www.unochapeco.edu.br/unowebtv/play/banda-epopeia-01

Parte 2 - www.unochapeco.edu.br/unowebtv/play/banda-epopeia-02

Parte 3 - www.unochapeco.edu.br/unowebtv/play/banda-epopeia-03

...confiram e deixem seus recados.

Beijos, abraços, socos e pontapés!!